terça-feira, 12 de março de 2013

Entrevistas: Perguntas e Respostas

Quando mandamos currículos massivamente a primeira coisa que nos vem à cabeça é: "E se me ligarem? O que digo? O que será que vão perguntar?"
Pelo menos eu estou sempre a pensar nisso. Os poucos telefonemas que possa vir a receber não podem ser desperdiçados. Tenho que estar preparada para tudo.
Comecei a fazer umas pesquisas para descobrir o tipo de perguntas que normalmente fazem e descobri até muitas respostas que podem ser dadas de forma a fazermos um  brilharete :)

O tipo de perguntas que mais fazem são:
1. Qual o seu maior defeito?
2. Porque é que o(a) havemos de contratar?
3. Fale-me mais sobre si.
4. Qual é a sua maior virtude?
5. Como lida com críticas?
6. Qual é a sua definição de sucesso?

São perguntas simples mas que quando colocadas podemos ficar horas a pensar no que responder e isso não joga a nosso favor. Nada como prepararmos umas boas respostas.

No youtube se pesquisarem por "interviews", "questions" e "answers" encontram lá montes de dicas úteis. Eu fiquei fã do canal "monstube" no Youtube. É de uma empresa de recrutamento que referi no post anterior. Tem imensos exemplos de perguntas e tipos de respostas que podem/devem ser dadas.
Para quem tem estado a enviar currículos e a responder a anúncios, vale a pena consultar.
Eu até tomei nota de algumas perguntas e respostas num caderno que anda sempre comigo. Assim se me ligarem tenho logo ali umas cábulas já em inglês :)

Obrigada mais uma vez pelos comentários, dicas e e-mails!

Boa noite*

3 comentários:

London Calling disse...

Ola.
Pela minha exp essas sao as perguntas q se fazem em pt e n tanto no uk.
Ninguem fica a saber se alguem é o indicado para aquele cargo se responder bem a todas essas perguntas. E da mesma forma ninguem deve ser excluido dessa oportunidade por responder mal a todas essas...
O candidato tem de saber do que fala no seu cv...e isso n tem nada a ver com essas perguntas tecnica.
Isto n é uma critica a ti. Mas ao mercado de recrutamento em pt q esta pilhado de malta incompetente q recruta sem saber minimamente o cargo que estao a tentar preencher.

Pela minha exp é td mt mais aqui é tudo mt mais directo ao assunto (se bem que, como sou de it, pode ser diferente).
Varias entrevistas com varias pessoas durante umas 4h.
Assim ficam a saber como reages a diferentes tipos de pessoas (com quem vais realmente trabalhar) e verificam se a tua historia é consistente. Vao perguntanto sobre o teu cv e é esse que deves saber bem (n tanto as perguntas acima). Se algo n estiver na ponta da lingua (como os nomes dos projs que fizeste e o que fizeste...) temos problemas. Depois é colocarem-te ao lado de um futuro colega a resolver um problema durante 1,5h...a ver como pensas...a pregar-te rasteiras. Enfim...a ver aquilo que vais ser no dia um do teu trab e n aquilo que decoraste para a entrevista.
Se este modelo fosse aplicado em pt sei que mtos dos colegas com quem trabalhei nem sequer passavam da entrevista...qt mais do periodo exp.
N ligam nada onde fizeste o curso e com q nota (a n ser q seja um stanford...cambridge ou oxford) mas aquilo q sabes naquele momento.
Mais do que saberes "o que te ves a fazer daqui a 4 anos"(outra pergunta da treta) tenta investigar ao maximo a empresa e os produtos e estabelecer relaçoes entre eles e aquilo q ja fizeste antes. Tb é bom teres perguntas sobre a empresa (mesmo q ja saibas a resposta). E nunca...mas mesmo nunca...falar mal do sitio onde estiveste antes.

Dito isto. Tive uma entrevista onde passei a isso tudo e no final n fiquei...nem eu nem nenhum outro candidate e voltaram com o processo todo para a estaca zero pq n tinham o candidato certo...em pt isso nunca ia acontecer.

Acho q a maioria dos tugas formados e com exp vai com uma posicao arrogante para a entrevista...numa de "o que é que me tens para oferecer? Portatil...telemovel? Carro??". Qd é exactamente ao contrario.
E tb nunca se deve perguntar por ordenados...demonstra q so estas interessada nisso...mas se te perguntarem responde.

O mercado aqui tem mesmo mt rotatividade e quem recruta ja topa um mentiroso a distancia...por isso, para evitar humilhaçoes, nada de tangas nos cvs... (Conheci quem colocasse todo o portfolio da empresa no seu cv...o que seria impossivel e facil de verificar qd as perguntas sobre cada um dos projectos surgem).

MF disse...

Olá! Muito obrigada pelas dicas! Eu não tirei estas perguntas de sites de recrutamento portugueses mas sim de ingleses. Bom o melhor é estar preparado para tudo. Para estas perguntas e para as situações que descreves :)

London Calling disse...

Pela primeira entrevista que tiveste acho que estas bem mais preparada que a maioria. E não deves de perder a esperança se não ficares. É ver o que correu menos bem e estar preparado para a próx.

A entrevista que melhor me correu, não fiquei. A onde depois de várias horas de entrevistas pessoais (que não correram maravilhosamente bem) e depois de um exame online onde 1/3 das respostas foram a dispachar (porque estava aflito para ir ao wc) foi onde fiquei...boa sorte