sábado, 16 de março de 2013

Currículo - Que modelo escolher?

Faz agora uma semana que comecei a procurar trabalho em Londres. Para além das respostas automáticas, recebi 3 e-mails a dizer que não tinha passado à 'shortlist' e um e-mail a perguntar quando é que eu estaria em Londres para uma entrevista. este último fez-me dar pequenos saltinhos de alegria. Mas claro que tenho que ser realista e ter a noção de que não será assim tão fácil.
Respondi ao e-mail que tinha estado em Londres na semana passada e já tinha regressado a Lisboa. Mas que estava disponível para fazer uma entrevista via Skype (foi assim que a minha cunhada conseguiu o emprego). Não obtive resposta. Isto foi ontem.
Entretanto, depois de muito ler e pesquisar cheguei à conclusão que os recrutadores ingleses não gostam muito do modelo de currículos que eu utilizo, Europass.

Assim, decidi fazer um currículo novo e de acordo com aquilo que eles valorizam. Pesquisei na net e encontrei este modelo:

http://career-advice.monster.co.uk/cvs-applications/free-cv-templates/cv-template-classic-skill/article.aspx




















Gosto muito porque logo depois dos nossos dados pessoais (nome, telefone, etc) tem um 'personal statement' no qual é suposto "vendermo-nos". Depois disto passamos logo às nossas 'skills' e só depois às qualificações académicas e experiência profissional. No meu caso, optei por colocar a experiência profissional antes das qualificações académicas pois valoriza-me mais.

Fica um currículo mais apelativo e através do qual o recrutador pode ficar a conhecer-nos melhor só através das primeiras linhas.

Atenção: se utilizarem este modelo não se esqueçam de tirar o logotipo da 'monster' que aparece no rodapé :)

No site da monster existem bastantes mais modelos para além destes. Escolham o que melhor realçar as vossas capacidades!


2 comentários:

Sílvia disse...

Boa, excelente ajuda para mim. Tenho que começar por algum lado e claro traduzir o CV tem que ser o começo. Já tinha lido que os recrutadores ingleses não valorizam tanto o europass mas nunca tinha visto nenhum exemplo daquilo que preferem. Obrigada :)

Ronaldo disse...

Por acaso o meu, que fiz para inglaterra é mais ou menos parecido com esse, mas organizado de outra forma.

Desconhecia era que eles gostavam tambem dos Personal interests e hobbies...será que isso é importante?