sexta-feira, 29 de março de 2013

A minha primeira entrevista para Londres!!!

Já aqui não vinha há algum tempo mas tenho novidades para contar.
No fim-de-semana passado estive a mandar mais uns currículos a fazer mais umas pesquisas, o costume.
Ando cheia de trabalho no meu emprego por isso até tenho estado um pouco desligada (mas sempre com esperança!).
Na segunda-feira recebi um e-mail a dizer:
"Hi M, would you be available for a telephone interview next Wednesday?"
Dei pequenos saltos de alegria! Fiquei meeesmo contente!Respondi de imediato a dizer que sim. Que me telefonasse às 18h30. Desta forma eu teria tempo para sair do escritório e ir para um sítio calmo onde pudesse falar à vontade.
Ficou confirmado. Quarta-feira às 18h30 eu teria a minha primeira entrevista para ir trabalhar para Londres. Fui logo ver de que anuncio se tratava para ver o que eles pediam exactamente e de que empresa estávamos a falar.
Bom o anúncio era para marketing digital, não é bem a minha especialidade mas dou uns "toques". De qualquer forma fui a correr para a Fnac comprar um livro em inglês para estudar e pelo menos não fazer figura de ignorante. Também me informei melhor sobre a empresa e fiz logo uma lista de pontos que eu poderia colaborar para eles. Fiz uma espécie de lista de argumentos para provar que eu seria a pessoa certa para aquele trabalho. Li o livro em dois dias. Fiz um resumo. Tirei apontamentos. Ensaiei perguntas e respostas com o meu marido. As perguntas que eu suspeitei que me fizessem eram as tradicionais "tell me more about yourself", "what do you know about our company?", "why do you think you would be the person for this job"?
Tinha todas estas perguntas e respostas preparadas. Mal sabia eu o que aí vinha.
Na Quarta-feira às 18h10 estava eu num estado nervos como não há memória. Depois de uma pesquisa sobre a pessoa que me enviou o e-mail rapidamente descobri que ele era o próprio director geral da empresa e não um recrutador tradicional.
Sai do escritório a voar. Fui a guiar até uma rua calminha. Estacionei, saquei dos meus apontamentos e de uma garrafa de agua para não ficar com a boa seca dos nervos.
Às 18h33 o telemóvel toca. +44...... Era ele! Era agora!
O senhor do outro lado foi bastante simpático ao telefone. Fez-me imensas perguntas. Muito mais do que eu estava à espera. Percebi tudo à primeira e respondi a tudo sem problema. Ele disse que ainda tinha umas quantas entrevistas para fazer e que ia estar de férias na próxima semana, para eu não estranhar não ter resposta entretanto. A entrevista durou exactamente 15 minutos.
Não sei se correu bem ou não. Espero que sim. Pelo sim, pelo não, continuo a enviar CV's!

4 comentários:

The Evers disse...

Espero que tenha sorte e seja recrutada.

;)

Anónimo disse...

O numero ingles é fundamental para passares no primeiro filtro de entrevistas, mas não é suficiente.

O ideal seria perderes o "amor" a uns 2 ou 3 mil euros e ires para inglaterra um mês... Ou és muita boa naquilo que tu fazes e a probabilidade seres contratada à primeira é de 100% ou então vais ser ultrapassada por todos aqueles que teem disponibilidade imediata.

Acredita, estou empregado em Portugal, já fui varias vezes a Londres nos ultimos 6 meses para entrevistas ( só com presença fisica é que recebi de facto "offers", embora que não fossem do meu agrado foram de facto propostas para trabalhar ) e na maioria dos casos quando digo que tenho que dar um mês à casa, colocam-me logo de parte. Vou ter que mudar a minha vinculação contratual de modo a estar disponivel mais rapidamente.

boa sorte!

Anónimo disse...

Bom dia,

Também estou a tentar mudar mas tenho a mesma ideia que o comentário anterior...veêm que estás fora e torna-se mais difícil. Tiveste sucesso?

Obrigado e boa sorte

Anónimo disse...

Olá!!

Há já algum tempo que não escreve nada...conseguiu o trabalho? Espero que sim :)
Estou a pensar em ir também para Inglaterra no início de 2015. Comecei agora a tratar do registo na profissão e logo se verá o resultado!

Beijinho,
Rita